Governo do Ceará

• photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara

Eliana Estrela participa da posse da nova presidência do Consed, em Brasília

A secretária Eliana Estrela participa, nesta terça-feira (9), em Brasília, da primeira reunião presencial do ano do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Na ocasião, os participantes discutem o planejamento do conselho para o biênio 2021-2022 e dão posse ao novo presidente da entidade, o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo. O evento é fechado aos secretários e segue todas as medidas de segurança contra a Covid-19, incluindo a testagem das pessoas presentes.

Eliana Estrela aponta que a colaboração mútua entre os membros do Consed pode ser fator de soma na tomada de decisões, em meio a um cenário desafiador imposto pela pandemia. “Estamos aqui para apoiar a nova presidência e para participar dos relatos de experiências exitosas compartilhadas entre os estados. 2021 ainda é um ano permeado pela pandemia e as vivências de cada um podem ajudar a todos na construção de ações efetivas para o sucesso da Educação”, explica.

Em discurso durante a reunião, Eliana destacou estratégias e políticas adotadas pela rede pública estadual cearense para superar as dificuldades relacionadas ao distanciamento social na educação.

“Em um contexto de tantas perdas e incertezas, buscamos reforçar os vínculos, mesmo de forma remota, por meio do desenvolvimento das competências socioemocionais. Compramos chips com franquia de internet para atender a todos os nossos alunos e estamos finalizando o pregão para a aquisição de tablets para os que estão ingressando no Ensino Médio. Pensando no retorno presencial em segurança, compramos EPIs para todas as escolas, e conseguimos fazer com que voltassem a partir de uma pactuação, num sistema híbrido. As escolas retornam de forma gradual e responsável, sem pressão”, esclarece.

Eliana ressaltou, ainda, o regime de colaboração entre estado e municípios como fator decisivo para o fortalecimento da rede. “Com todos os cuidados, a escola é um lugar seguro”, finaliza.

O secretário Vitor de Angelo foi eleito presidente da entidade para o próximo biênio e vai suceder a atual presidente, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta.

Além do presidente, o Consed também dará posse aos vice-presidentes das regiões. Cecilia Motta passará a ser a primeira vice-presidente, pela região Centro-Oeste. O secretário do Rio Grande do Norte, Getúlio Ferreira, será o segundo vice, pela região Nordeste. A secretária de Roraima, Leila Perussolo, foi eleita pela região Norte e será a terceira vice. Já o presidente da região Sudeste será o secretário do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt.

Na presidência do Conselho Fiscal, continuará o secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto. Ao seu lado, estarão os secretários de Rondônia, Suamy Vivecananda; da Bahia, Jerônimo Rodrigues; de Goiás, Fátima Gavioli; de Alagoas, Fábio Guedes; e do Piauí, Ellen Gera.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Consed

Setembro 2021
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11